18 de mar. de 2009

Clodovil Hernandes

O Hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciou na tarde desta terça-feira (17) que o deputado federal, ex-apresentador e estilista Clodovil Hernandes morreu às 18h50 após sofrer uma parada cardíaca. Segundo a equipe médica, devido a parada cardíaca, somente as córneas poderão ser doadas, após uma avaliação.
Clodovil Hernandes nasceu no interior de São Paulo e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis (Domingo Hernández e Isabel Sánchez), nunca tendo conhecido seus verdadeiros pais. Foi educado em colégio interno por padres católicos; mudou-se para São Paulo para estudar Filosofia, mas o talento falou mais alto. Falava francês e castelhano, além do português. Nos anos 60 ganhou fama como estilista de alta costura, mantendo uma "rivalidade" com Dener. A despeito de um vida de glamour e fama, fazia qustão de demonstrar a espiritualidade, referia Deus de forma recorrente no diálogo e nas entrevistas: Eu não sou briguento. Como eu poderia ser? Eu sou temente a Deus .
Começou a carreira de estilista ainda jovem, aos 16 anos, quando um colega de classe sugeriu que desenhasse uns vestidos. Numa página de caderno desenhou 11 modelos e levou a uma loja no centro de São Paulo, aonde a gerente comprou seis modelos. O talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas, como Elis Regina e Cacilda Becker, a empresárias, como Hebe Alves (antiga proprietária das lojas Mappin) às famílias Diniz e Matarazzo, para as quais a linha prêt-à-porter era muito apreciada. Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro e fez escola tornando-se uma referência em bom gosto, criatividade e elegância [6]. Pioneiro, por anos seria um dos pilares da alta-costura, numa sociedade que importava modelos europeus, inaugurou uma moda made in brazil. Segundo Constanza Pascolato, “Esse termo [alta-costura] cabe especificamente às coleções de Paris. Podemos dizer que o Clô fez uma ‘moda de ateliê’ muito requintada e luxuosa, destinada a ocasiões específicas, como casamentos e coquetéis”, define.
Clodovil formou-se professor, mas ainda jovem se tornou um estilista conhecido no país e logo passou a trabalhar também na televisão, na qual já acumula mais de 45 anos de carreira em quase todas as emissoras de TV do país. Ficou famoso em 1976, ao ganhar o prêmio máximo no programa "8 ou 800?", apresentado por Paulo Gracindo, ao responder perguntas sobre Dona Beja.
No início dos anos 80, apresentou na Rede Globo o programa feminino TV Mulher, considerado revolucionário na época, ao lado da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, na época apenas sexóloga. Em 1992, apresentou o programa Clodovil Abre o Jogo, da extinta Rede Manchete. Como premiado figurinista de teatro, Clodovil também já trabalhou como ator e possuia registro como cantor. Em maio de 2001, Clodovil estreou no comando do programa Mulheres (TV Gazeta), ao lado de Christina Rocha. Polêmico como sempre, Clodovil fazia críticas à colega, ao vivo. Após alguns meses, a parceria foi desfeita, e Clodovil passou a comandar um talk-show nas noites da TV Gazeta, durante as quais preparava receitas para receber seus convidados.
Capa do jornal meia hora de hoje.
Deboche?
Sinceramente eu nunca fui uma fã do Clodovil, mas respeitava a sua pessoa e achei meio ofensivo a capa do jornal Meia Hora de hoje. Aliás assim como o jornal carioca muitas pessoas da imprensa aproveitaram para debochar do falecimento do ex-estilista, o que é uma pena e, no meu ponto de vista, falta de respeito com quem não está presente para se defender. Uma pena mesmo...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...